sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Bolsa - parte 3

Análises:
Independente de qual tipo análise você vai utilizar, nunca despreze o outro tipo. Não adianta o gráfico da empresa X estar maravilhoso e a empresa vai falir. E vice-versa.

Análise Técnica:
Nós vamos falar muito dela por aqui. Mas de cara eu aconselho um site muito bom é o StockChart. Nele tem a Chart School onde ele explica os indicadores e muita coisa análise gráfica. Vamos lalar muito desse site também. Aproveitando o comentário do Eri acessem o site GrafBolsa. Ele é simples e funcional. Vale a pena a visita.

Análise Fundamentalista:
Eu acho Análise Fundamentalista muito interessante, mas eu sou mais a favor de coisas que podem ser automatizadas. O dia que as empresas soltarem seus números de uma maneira padronizada, eu prometo (olha o político) que vou fazer um software GPL que vai "parsear" as informações. Assim será possível criar planilhas, funções, técnicas e etc... para analisar isso para nós. Boa em? BTW, tem uma técnica muito utilizada chamada valuation ela consiste em dizer, o quanto vale uma ação, de acordo com o lucro, capital, bla bla bla da empresa. Existem diversos livros sobre isso. Eu vou adquirir um, em breve.


Controle Emocional:
Já jogou truco valendo feijão? Você sobe na mesa, xinga o adversário, bate com o zap na testa dele, toma uma cerveja e por ai vai. E valendo dinheiro? A estratégia muda né??
Leve isso em consideração, é o seu dinheiro que está ali. Quando o mercado está crescendo, muita gente ganha. Mas em geral, para alguém ganhar, alguém vai perder. E esse alguém pode, e em alguns momento vai, ser você.
A sua função na bolsa, não é comprar e vender (isso quem faz é o computador). Sua função é saber a hora de entrar no mercado e a hora de sair, mesmo que no prejuízo.

Continua...

Nenhum comentário: