sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Bolsa - parte 3

Análises:
Independente de qual tipo análise você vai utilizar, nunca despreze o outro tipo. Não adianta o gráfico da empresa X estar maravilhoso e a empresa vai falir. E vice-versa.

Análise Técnica:
Nós vamos falar muito dela por aqui. Mas de cara eu aconselho um site muito bom é o StockChart. Nele tem a Chart School onde ele explica os indicadores e muita coisa análise gráfica. Vamos lalar muito desse site também. Aproveitando o comentário do Eri acessem o site GrafBolsa. Ele é simples e funcional. Vale a pena a visita.

Análise Fundamentalista:
Eu acho Análise Fundamentalista muito interessante, mas eu sou mais a favor de coisas que podem ser automatizadas. O dia que as empresas soltarem seus números de uma maneira padronizada, eu prometo (olha o político) que vou fazer um software GPL que vai "parsear" as informações. Assim será possível criar planilhas, funções, técnicas e etc... para analisar isso para nós. Boa em? BTW, tem uma técnica muito utilizada chamada valuation ela consiste em dizer, o quanto vale uma ação, de acordo com o lucro, capital, bla bla bla da empresa. Existem diversos livros sobre isso. Eu vou adquirir um, em breve.


Controle Emocional:
Já jogou truco valendo feijão? Você sobe na mesa, xinga o adversário, bate com o zap na testa dele, toma uma cerveja e por ai vai. E valendo dinheiro? A estratégia muda né??
Leve isso em consideração, é o seu dinheiro que está ali. Quando o mercado está crescendo, muita gente ganha. Mas em geral, para alguém ganhar, alguém vai perder. E esse alguém pode, e em alguns momento vai, ser você.
A sua função na bolsa, não é comprar e vender (isso quem faz é o computador). Sua função é saber a hora de entrar no mercado e a hora de sair, mesmo que no prejuízo.

Continua...

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Bolsa - parte 2

Bom, agora que você está apto a responder as perguntas do tópico anterior e, ainda assim quer operar na bolsa, vamos lá.
Primeiro, você pode fazer parte de um clube de investimento ou fundo de investimento. Você não vai ter trabalho e seu dinheiro vai rentabilizar também. Procure se informar sobre composição de carteira (no caso do clube) e sobre os gestores (nos dois casos).
Mas se você não quer saber dessa "baboseira" e quer colocar a mão na massa, você é dos meus.

Então vamos ver mais alguns itens interessantes, para continuarmos na nossa pesquisa.

Estudo:
Estude sempre. Leia jornal, sabe aquela sessão de política e economia, que você sempre deixava de lado, ela é a mais importante do jornal agora. UOL, Terra, Ig, Valor Online, InfoMoney e por ai vai.
Compre Livros, são muito úteis principalmente para análise fundamentalista.

Corretoras:

Como você já deve ter lido, para operar escolha uma corretora. Quais critérios devem ser levados em consideração. IMHO, deve ser analisado o custo-benefício da corretora. Nos seguintes itens:
  • Atendimento
  • Serviço
  • Home-Broker
  • Corretagem
Resumindo não adianta a corretora ter uma corretagem pequena, com um Home Broker que trava na hora que você precisa vender para não ter (mais?) prejuízo.
Nesse ponto eu não vou me me meter, a escolha é toda sua.

Cotações:
Você precisa escolher um local (confiável) que irá lhe fornecer as cotações.
Isso vai depender do tipo de Trade (negociação) que você pretende fazer.
As informações da bolsa, são protegidas, por isso elas só podem ser públicas após 15 minutos.
Por isso se você vai operar no dia a dia, você precisa das informações em tempo real. Em 15 minutos você pode ter perdido muito dinheiro. Se você vai comprar e vender dias, semanas, meses, anos depois esses 15 minutos não vão fazer muita diferença. Onde achar:
Com atraso:
Sem Atraso:
  • Vendors da Bovespa
  • Corretora escolhida
Continua...

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Bolsa - parte 1

Antes de começar a falar de bolsa tenho três perguntas:
  1. Então você quer ficar rico?
  2. Quer ganhar dinheiro fácil?
  3. Tudo isso muito rápido?
Então amigo, bolsa é o lugar errado. Você precisa ganhar na Mega-Sena, ou uma outra loteria que também pague bons prêmios..
Eu farei uma série aqui com dicas, para quem quer mergulhar de cabeça e ganhar dinheiro na bolsa.
Antes de tudo vou avisar:
  1. NÃO É FÁCIL.
  2. Em algum momento você VAI perder dinheiro ( e eu, realmente, espero que esses momentos sejam minoria ).
Mas já que você resolveu ler isso aqui, é porque você realmente tem algum interesse. Então para começar vou sugerir os seguintes estudos, e dizer quais sites você encontrará um pouco do material. Lembrando que o Google sempre é um grande amigo.

  • O que é uma Bolsa de Valores?
  • O que é uma Bolsa de Mercadorias e Futuros?
  • O que é a CVM e qual o seu papel?
  • O que são títulos, índices, opções, mercado a termo, aluguel de papéis?
  • O que é análise fundamentalista?
  • O que é análise técnica?
  • O que é o Índice Bovespa?
  • Por que a Bolsa sobe ou cai?
  • Como eu opero na bolsa?
  • Você está ciente dos riscos?
Esse já é um bom começo. Acesse os sites:
Se você não tem tempo, ou tem preguiça eu sugiro um bom curso.
Recomendo a TCX. O curso deles é muito bom e na hora que entra em análise técnica, eles vão fazer você sair de lá sonhando com gráficos. Continua...

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Frase do dia

"Missão crítica não roda em Windows" - Eri
"Missão crítica não roda em hardware vagabundo" - Sys admin com um mínimo de cérebro

"IMAGINE NOS DOIS JUNTOS" - Eu.

Humpf!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Os 7 mandamentos da TAM

Existem pessoas que sabem ganhar dinheiro. Não estou falando de pessoas que tiveram idéias fabulosas. Mas de pessoas que sabem fazer a coisa certa na hora certa. Uma destas pessoas que eu sempre admirei foi o Cmte. Rolim Amaro, o Fundador da TAM. Basicamente a história é a seguinte: o cara era piloto de "teco-teco" e no final fez a TAM virar a maior empresa aérea do país. Ou seja, o cara sabia fazer acontecer. Sempre acompanhei o mercado de aviação e me recordo bem, que a TAM sempre cresceu em épocas de crise. O que mostra que ele sabia o que estava fazendo. Ele escreveu o que foi chamado de "Os 7 mandamentos da TAM". Que deveria servir como "livro" de cabeceira de muito empresário que eu vejo por ai.

Os 7 mandamentos da TAM:
1. Nada substitui o lucro;
2. Em busca do ótimo não se faz o bom;
3. Mais importante que o cliente é a segurança;
4. A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é parar de perder;
5. Pense muito antes de agir;
6. A humildade é fundamental;
7. Quem não tem inteligência para criar tem que ter coragem para copiar;

Para quem quiser saber mais tem uma biografia dele.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Primeiro Post

Quando os blogs começaram a tomar conta da internet, eu sempre os olhava como "querido diário". Passado um tempo, muita informação necessária para minha vida profissional e pessoal era originada em blogs. Automaticamente, virei leitor assíduo de alguns blogs, principalmente os técnicos, de amigos e humorísticos, repentinamente me vi cobrando a falta de informação em determinados assuntos, bem como a falta de atualização em alguns deles. Quando pensei em reclamar, parei e pensei, "Por que não fazer o meu?". Somei tudo isso com a "cobrança" de um amigo ( Eri ) e o exemplo de outros ( Flá, Silvio e Leandro ) e resolvi criar este blog. Aqui abordarei, principalmente, os seguintes assuntos:
  • Tecnologia (sempre voltada aos sys admins)
  • Comida (avaliações de restaurantes e lanchonetes)
  • Mercado Financeiro (for dummies)
Boa leitura e fiquem "à vontade" nos comentários.